-
Arquitetos: Bez+Kock Architekten
- Área: 4 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Brigida González
-
Fabricantes: AGROB BUCHTAL, Domoferm, Franz Nüsing, Geze GmbH, Hörmman, Jakob, Knauf, Köhnlein , NBK North America, Paul Bauder, Remmers, Schäfer
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma das qualidades do Luisenpark é que o paisagismo faz com que os elementos estruturais fiquem em segundo plano. Portanto, em nosso projeto, os novos volumes não foram desenvolvidos como edifícios no sentido clássico, mas como pavilhões térreos com formato orgânico, cercados pelo parque circundante.
Uma elegante cobertura curvada, apoiada em suportes delicados, cobre o interior envidraçado do piso ao teto, criando uma transição fluida entre o espaço interno e externo. Elementos de cerâmica vitrificada verde-escuro polidos delimitam as zonas adjacentes do espaço. A silhueta plana da borda delgada do telhado desliza sob os galhos das árvores. As coberturas circunferenciais oferecem aos visitantes do parque proteção contra o sol e a chuva.
A estrutura curva da cobertura, com cerca de 120 metros de comprimento e até 30 metros de largura, conecta as diversas áreas funcionais do edifício. Em sua extremidade sul, o novo restaurante do parque configura um gesto convidativo para os visitantes que chegam. A área de refeições é emoldurada por uma fachada de vidro curvo e tem vista para o lago Kutzerweiher adjacente. Grandes portas de correr permitem que o restaurante seja estendido sob a cobertura em balanço durante os meses de verão.
Ao lado do restaurante, ao norte, há um aviário de voo livre, para o qual foi feita uma abertura de 1.300 m² no telhado. O aviário é coberto por uma rede de cabos de 18 metros de altura sustentada por 3 pilares. O percurso do visitante pelo aviário passa por uma paisagem modelada com um curso de água e duas lagoas. O estábulo e o edifício de amenidades ocupam a extremidade norte do telhado.
Ligeiramente afastada da cobertura principal, uma instalação para pinguins com 580 m² foi configurada, cujo contorno também segue a linguagem projetual com curvas dinâmicas. A paisagem foi modelada com uma mistura de granito real e rocha artificial. Uma piscina com capacidade de 250 m³ foi criada para os pinguins, para que eles possam ser observados acima e abaixo da água.
A queda na elevação até o Kutzerweiher, quatro metros abaixo, foi interceptada por uma parede de concreto que segue a margem da lagoa com uma curva suave, devido à sua porosidade e às camadas claramente visíveis do concreto aparente inserido em camadas, remetendo a camadas de sedimentos de uma pedreira. A parede, assim, se transforma de um elemento estrutural em um elemento paisagístico.
Por meio de um corte profundo na parede de concreto aparente, os visitantes entram no mundo subaquático poligonal a partir da margem da lagoa. O contrapiso de cor areia foi intencionalmente apenas lixado, as paredes receberam uma camada levemente brilhante e o teto foi pintado em azul-meia-noite. Isso cria um local contemplativo e com influência mineral, onde peixes de todos os continentes são exibidos em 21 tanques do aquário.
A implementação do conjunto de edifícios semelhantes a amebas deu ao Luisenpark uma nova e inconfundível identidade para a Feira Federal de Horticultura BUGA 2023. Na 2ª fase de construção, a Escola Verde e a Casa de Lazer serão adicionadas ao complexo de edifícios.